No âmbito condominial, principalmente em condomínios residenciais, em razão dos mais diversos fatores, as intercorrências que afetam os condôminos são mais exacerbadas, até mesmo pelo fato de que é na residência que esperamos ter garantido nosso sossego, segurança e salubridade.
Contudo, o nicho condominial sofre influência de vários fatores, como: miscigenação de raças, capacidade financeira, intelectual, crenças, culturas, compreensão do que é certou ou errado e anseios diversos que resultam em conflitos, alguns solucionados mais facilmente do que outros. Além disso, situações econômicas podem atingir qualquer condômino e eventuais deslizes na observância das normas podem ocorrem. Tudo isso, envolvido pelo anseio da valorização e proteção patrimonial.
Desse modo, indiscutível que a complexidade na vida condominial existe, e que “Viver em condomínio é um aprendizado diário do que é Democracia”, por conseguinte, situações conflitantes ocorrem, e o Advogado Condominial pode ser útil na defesa dos interesses dos condôminos em situações como:
Assembleias: questionar a validade das assembleias, quanto a forma, deliberação e respeito das normas.
Sanções: apresentar defesas administrativas e judiciais em razão de multas e advertências impostas.
Débito: discutir alternativas para regularização de pendencias condominiais, observância das normas processuais e aval assembleares.
Vizinhos: atuando na defesa ou propondo medidas administrativas, judiciais em razão de barulhos, perturbação do sossego, injuria, calunia e difamação, especialmente, decorrente de mídias sociais.
Responsabilidade Civil: atuação objetivando defender o patrimônio material e moral do condômino em casos envolvendo o condomínio, como quedas, roubos, discriminações, omissão do síndico.
A área de atuação do Advogado Condominial para proteger o condômino é extremamente vasta e complexa com as próprias relações condominiais atuais.
Para saber mais, entre em contato conosco.