Palestras

Por mais que a vida condominial seja complexa, os problemas enfrentados pelos condomínios se convergem, ainda que possam estar em localidades diferentes, sejam ocupados pelas mais diferentes classes sociais e outras características que parecem exclusivas.

E, possivelmente, excetuando a cobrança da taxa condominial, cerca de 90% das ações judiciais envolvendo condomínio são decorrentes de 04 (quatro) grandes temas: a) Assembleia; b) Regras de Convivência; c) Administração e d) Era Digital, que está causando vários problemas no âmbito condominial com reflexos patrimoniais e penais sérios.

No entanto, não é fora da realidade acreditar que entre 30% a 40% dos processos judiciais envolvendo questões condominiais poderiam ser evitados se os conflitos fossem administrados com imparcialidade, transparência, esclarecimentos e uso da mediação. Procedimentos úteis e que culminam com a redução do passivo, melhoram a harmonia na vida condominial e, consequentemente, refletem em um condomínio mais atraente, um diferencial para sua comercialização.

E, uma das formas mais eficazes em diminuir os conflitos no nicho condominial é o esclarecimento, possibilitando assim que os condôminos tenham conhecimento de seus deveres, dos seus direitos e das regras que incidem no nicho condominial. O condomínio ao investir recursos para aumentar o conhecimento dos condôminos terá chances mais elevadas de evitar litígios judiciais e a desarmonia no nicho condominial, por conseguinte, existirá uma economia financeira que poderá ser investida em prol de todos.

Desse modo, a realização de palestras para os condôminos é um procedimento crescente e estão sendo ministradas focadas nos 04 grandes temas mais conflitosos, vejamos:

Assembleias: Esclarecimentos sobre as formalidades exigidas, quórum de votação, confronto entre a Lei vigente e as regras previstas na Convenção e/ou Regimento Interno.

Convivência: Abordagem sobre os assuntos mais frequentes, animal em condomínio, uso de aplicativos de locação, vaga de garagem, ação ou omissão do síndico, inadimplência.

Administração: Avaliação sobre regras de segurança, contratação de terceirizados, atuação do sindico profissional, contratos com terceiros, uso da coisa comum.

Era Digital: Abordagem sobre assembleias virtuais, portarias eletrônicas, grupos de discussão em redes sociais, preservação da imagem do condomínio.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Open chat
1
Olá. Seja bem vindo. Em que podemos ajudar?
Powered by